Núcleos/Laboratórios

LogoNIIDEUNome do grupo: NIIDEU

Líder do grupo: Prof. Edmilson Rampazzo Klen

O Núcleo Interdisciplinar de Inovação em Design Universal (NIIDE-U) foi criado em 2013 e está vinculado ao Departamento de Expressão Gráfica (EGR), do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Um dos principais objetivos do NIIDE-U é atuar na pesquisa de temas relevantes tanto na área industrial como na Social, com foco nos problemas associados à Acessibilidade (relação Ambientes, Produtos e Serviços às Pessoas). Na busca pelo  atingimento de nossos objetivos buscamos o estabelecimento de parcerias com instituições relacionadas às nossas áreas de pesquisa.

Principais Linhas de Pesquisa:

  • Design Universal;
  • Ambientes acessíveis e sensoriais;
  • Visualização da aplicação de Programas/Projetos Governamentais nas áreas sociais e sugestão de melhorias;
  • Ensino & Treinamento;

O NIIDE-U encontra-se fisicamente localizado no prédio da Reitoria 2, sala 301, junto à Pró-Reitoria de Extensão da UFSC.

– – –

Nome do grupo: Comunicação Visual
Líder do grupo: Prof. Milton Luiz Horn Vieira

Frente a um mercado cada vez mais competitivo e concorrido, gerado pela produção em série e a inexistência de diferenciação dos produtos, é que se faz necessária a utilização do design como ferramenta determinante. É através do design que podemos acrescentar valor e assim desencadear uma ação de estímulos visuais que personalizam um produto ou empresa. O Design de Superfície está aplicado em todo o nosso redor, desde o carpete que pisamos à roupa que vestimos, passando por paredes, papéis de presente, toalhas de mesa, lençóis e revestimentos cerâmicos, não esquecendo da área definida como Interface Homem-Computador, com a qual interagimos constantemente. Toda superfície pode sofrer a intervenção do design, ou seja, pode ser trabalhada de forma que suas cores, gráficos e texturas combinem-se, tornando assim, tal superfície mais agradável estética e visualmente. O grupo também vem atuando na pesquisa de interfaces, mais especificamente no que tange ao campo do Conteúdo aplicado a TV Digital Interativa.

– – –

Nome do grupo: TECMIDIA
Líder do grupo: Prof. Milton Luiz Horn Vieira

O TECMIDIA tem por objetivo avaliar as metodologias de desenvolvimento adotadas com base nas técnicas de criação de conteúdo e usabilidade que descrevem modelos de conteúdo para hipermídia. As metodologias atuais, sejam em 2D, 3D ou RV, levam em conta, em geral, uma única plataforma tecnológica de exposição final destes conteúdos. Na prática isso implica na adoção de procedimentos e metodologias que resultam em dificuldades de conversão para outras mídias e formatos, que sejam requisitados para apresentação em outras plataformas tecnológicas diferentes da originalmente considerada. Tais dificuldades são barreiras naturais para o avanço da computação ubíqua, pois dificultam a mobilidade do acesso ao conteúdo, por meio de diferentes dispositivos. Cabe ao grupo pesquisar formas de rever metodologias, procedimentos e ferramentas de criação de conteúdo hipermídia, à luz dos requisitos de interconectividade, interoperabilidade, ubiqüidade e mobilidade de diferentes opções e requisitos das principais plataformas tecnológicas. A cada interação do grupo de pesquisa, pretende-se ter versões com funcionalidades reduzidas dos modelos de desenvolvimento de conteúdos propostos, porém completamente funcionais. A pesquisa do grupo é fundamentada no levantamento dos requisitos de formato dos conteúdos conforme a plataforma destino: Internet, TVDi, celular etc., na validação dos requisitos do sistema, no desenvolvimento das metodologias de produção de conteúdo propriamente dito, na adaptação dos protocolos e padrões definidos pela produção de conteúdo, tendo em vista as especificidades de cada plataforma. Serão analisados as opções disponíveis e os desafios de pesquisa para gerar metodologias, procedimentos e ferramentas adequados ao objetivo de desenvolvimento de sistemas ubíquos, levando em conta a realidade tecnológica e econômica do país e as tendências.

– – –

Nome do grupo: Grupo de Pesquisa em TV Digital
Líder do grupo: Jorge Mario Campagnolo
Pesquisador: Prof. Milton Luiz Horn Vieira

O Grupo de Pesquisa em TV Digital da UFSC agrega laboratórios e pesquisadores de várias áreas do conhecimento que colaboram em torno do tema TV Digital. A Universidade Federal de Santa Catarina vem atuando em áreas correlatas às tecnologias inerentes à TV-Digital como Microeletrônica, Hardware, Sistemas Operacionais, Multimídia, Modulação e transmissão de dados, desde sua origem na década de 60. Por ocasião da convergência destas tecnologias em o que hoje chamamos de TV-Digital, a UFSC esteve presente em importantes projetos, como o pioneiro I2TV, um dos primeiros experimentos concretos sobre a viabilidade de um sistema brasileiro de TV-Digital, executado em 2001 e 2003. A UFSC foi habilitada para todas as linhas de ação do SBTVD na Carta-Convite MC/MCT/FINEP/FUNTTEL 01/2004, tendo executado diversas RFPs do SBTVD entre 2005 e 2006, e, mais recentemente, está participando de diversos projetos de transferência de tecnologia para o setor industrial comprometido com a implantação do SBTVD, conforme prescrito no Decreto Presidencial 4.901, de 26 de novembro de 2003.

– – –

Nome do grupo: Laboratório de Orientação Gráfica Organizacional – LOGO
Líder do grupo: Prof. Luiz Salomão Ribas Gomez
Pesquisador: Prof. Milton Luiz Horn Vieira
O Laboratório de Orientação Gráfica Organizacional foi implantado em 2006 visando ampliar o arcabouço informacional sobre a participação efetiva de Design Gráfico nas ações de Gestão de Marca (BRANDING). Conta com pesquisadores de três Instuições de Ensino Superior e também busca inserção no mercado corporativo com a participação de pesquisadores dentro das empresas. A pesquisa com MARCAS vem se desenvolvendo nos aspectos Criação, Desenvolvimento e Gestão, tendo sido publicados periodicamente por pesquisadores do LOGO artigos em congressos e revistas material sobre o assunto. O LOGO está diretamente ligado ao Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica da Universidade Federal de Santa Catarina e realiza, em parceria com ele, desde 2008, o Seminário de Branding e Design Gráfico (www.logo.ufsc.br/sbdg) que busca publicar artigos sobre essas áreas de conhecimento e sua transdisciplinaridade. Teve em 2008 dois de seus pesquisadores concluindo mestrado com foco de pesquisa em BRANDING e em 2009 teve mais 7 mestres concluintes de suas dissertações na área. O grupo firmou em 2009 protocolo de cooperação com a Unidade de Investigação em Design de Comunicação (UNIDCOM) filiada a FCT (conceito MUITO BOM) de Portugal, onde realiza o projeto Brands [R]evolution.

– – –

Menu de Navegação

Nome do grupo: Significação da Marca, Informação e Comunicação Organizacional – SIGMO e SIGMOLab

Líder do grupo: Prof. Richard Perassi Luiz Sousa
Vice-lider: Prof. Luciano Patrício Souza de Castro

A gestão organizacional requer amplos estudos sobre informação e comunicação, visando o desenvolvimento de processos de significação e divulgação. Esses processos são aplicados na produção de mensagens e sistemas físicos de informação e divulgação, considerando-se o planejamento e a aplicação de estratégias eficientes de comunicação, junto ao público interno e ao público externo à organização. Os estudos ou pesquisas propostos e desenvolvidos neste grupo repercutem, portanto, nas organizações, sejam essas instituições ou empresas, mais especificamente, tratando de sua identidade e marca corporativa ou de produtos ou serviços decorrentes da organização. Assim, propõem coletar, desenvolver e oferecer conhecimentos sobre sistemas e estratégias humano-tecnológicas de significação, informação, design e comunicação organizacional. As áreas de conhecimento diretamente relacionadas aos estudos e pesquisas do grupo são: Comunicação Integrada de Marketing, Comunicação Educativa, Mídia do Conhecimento, Design, Estética e Semiótica, cujos conhecimentos são recuperados, desenvolvidos e direcionados à gestão da mídia, da informação e da comunicação nas organizações, especialmente na comunicação da marca corporativa. Nas áreas de Design, Estética e Semiótica, os produtos gráficos, impressos ou digitais, são planejados ou interpretados a partir dos elementos visuais básicos, pontos, linhas, planos, manchas, figuras e cores. O grupo  (http://sigmo.paginas.ufsc.br/) desenvolve pesquisas relacionadas às atividades do Coordenador e dos membros nos seguintes programas de pós-graduação: (1) Programa de Pós-graduação em Design e Expressão Gráfica (PósDesign EGR/CCE/UFSC) e (2) Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC/CTC/UFSC).

– – –