Monitoria

recadinho monitorias 2016 1 

FICHA DE INSCRIÇÃO

 

Na UFSC, a atividade de monitoria é regida pela RESOLUÇÃO N.º 19/CEPE/93, de 22 de Abril de 1993. Suas bases são: Lei n.º 5.540, de 28.11.1968 e Decreto n.º 85.862, de 31.03.1981.

A monitoria tem por finalidade “despertar nos alunos interesse pela carreira docente, prestar auxílio a professores para o desenvolvimento e aperfeiçoamento das atividades técnico – didáticas, bem como contribuir para a manutenção de um relacionamento pedagógico produtivo entre alunos e professores.”

 (Art. 2º da Resolução n.º 19/CEPE/93)

 

São atribuições do monitor (Art. 8º da Resolução n.º 19/CEPE/93):

a) – auxiliar o professor na orientação de alunos, na realização de trabalhos experimentais, bem como na preparação de material didático e experimental em laboratório e em classe;
b) – participar de atividades que propiciem o seu aprofundamento na disciplina, tais como: elaboração de monografias, revisão de textos e de resenhas bibliográficas, e outras correlatas;
c) – participar da elaboração do programa de atividades com o professor;
d) – elaborar o relatório semestral de monitoria, que deverá incluir uma auto – avaliação;

 

Informações importantes:

De acordo com aprovação Conselho Universitário (CUn) em reunião realizada no dia 20/05/2014, ” passa a ser permitida a acumulação de bolsa de monitoria apenas com benefícios pecuniários destinados a promover a permanência do dos estudantes na UFSC, tais como Bolsa Estudantil/UFSC, Bolsa Permanência/MEC ou outras de abrangência da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – PRAE”.

 

 

Requisitos para concorrer à vaga:

– Ter cursado a disciplina (entenda-se: cursado a disciplina de mesmo código da disciplina requerida) e obtido média final igual ou superior a 7,0 (sete).

– Preencher a ficha de inscrição e anexar o histórico escolar atual.

 

Ao final do período (semestre) o aluno deve preencher o RESEMO (Relatório Semestral de Monitoria), entregar ao professor orientador, que apresentará um parecer e nota. Só terá direito a certificado de monitoria, o aluno que tiver seu RESEMO entregue na secretaria do EGR. (A entrega é feita pelo professor orientador após emissão do parecer)

  

Carga horária semanal:

– 12 (doze) horas semanais (a combinar com o professor orientador)